sábado, 26 de outubro de 2013

Projeto V - Uso de software social nas Organizações


Características de uma livraria que vivenciou as eras 0.0, 1.0 e 2.0:

LIVRARIA 0.0
Hierarquia
Cargos e funções bem definidos;

Decisões relevantes tomadas apenas pelos níveis hierárquicos mais elevados;

Alto nível de controle;

Autoridade explícita de Gerentes sobre coordenadores de vendas e assim por diante, segundo a hierarquia da livraria.

Compras
Alto custo;

Alto grau de controle;

Títulos a serem comprados definidos pelos ocupantes dos níveis hierárquicos mais elevados;

Não participação dos clientes e funcionários para compra dos produtos.

Relação
Vendas
Controladas pelos gerentes e coordenadores;

Metas rígidas de vendas para cada vendedor;

Acesso à informação sobre as vendas fechado;

Valor voltado para o produto;

T.I
Centralizado;

Sistemas desintegrados;
                         
  
LIVRARIA 1.0
Hierarquia
Baseada em delegação;

Um pouco mais flexível e aberta;

Flexibilidade proporcionou agilidade aos negócios;

Funcionários especializados (Vendas, administrativo, limpeza, etc.).

Compras
Relacionamento mais aberto com fornecedores;

Maior rotatividade de produtos;

Produtos de custo mais baixo e melhor qualidade;

Oferecimento de serviços, como embrulhos para presente e outros.

Vendas
Relacionamento mais amigável entre cliente-vendedor;

Metas de vendas desenvolvidas com a opinião dos próprios vendedores;

Melhor atendimento e prestação de serviços;

Vendas mais ágeis e completas;

Início das vendas pela internet.

T.I
Sistemas de estoque e vendas integrados;

Banco de dados sobre fornecedores e outros, distribuídos;

Inserida no contexto da globalização;

Página na WEB, para realização de pequenas vendas.

 

LIVRARIA 2.0
Hierarquia
Flexível;

Quase imperceptível aos de fora;

Colaborativa;

Informação sobre vendas, compras aberta aos colaboradores da empresa (Percebe-se que nessa era não são mais aceitos termos como funcionários ou empregados, mas sim colaboradores.).

Compras
Relacionamento aberto e amigável com fornecedores, editoras e até mesmo autores de livros;

Custo de aquisição mais baixo;

Aquisição de E-books;

Opinião dos clientes e funcionários é relevante na compra de novos títulos (Feedback);



Vendas
Relacionamento interpessoal entre clientes, vendedores e outros colaboradores da livraria;

O Feedback dos clientes é indispensável na hora da venda;

Vendas mais ágeis, com mais precisão e qualidade de atendimento;

Serviços diferenciados, como troca de títulos velhos por novos, etc.;

Valor voltado para o mercado;

T.I
Sistemas completamente integrados através do SOA (Arquitetura orientada a serviços);

Perfis em redes sociais;

Blogs sobre leitura;

Comunidade virtual que visa compartilhar a opinião dos clientes/participantes sobre os títulos lidos e adquiridos na livraria (Software Social).



Modelo de negócios ágil de uma empresa usando a web 2.0 como ambiente de negócios:

HOUSEDOG***
Empresa especializada na produção e comercialização de casas de madeira e camas de espuma para cães.
Proposta de Valor
Acesso a casas de madeira e camas de espuma para cães de todas as raças e tamanhos, personalizadas ou não, para conforto do cão e praticidade para seus donos.
Segmentos de clientes
Donos de cães que se preocupam com o conforto e bem estar do seu animal, além de donos de pet shops e veterinários que queiram adquirir as casas e camas para revenda.
Canais de Distribuição
Loja virtual;
Loja Real;
Perfis em redes sociais;
Parcerias com clínicas veterinárias e Pet shops.
Relacionamento com clientes:
Cadastro na loja virtual;
Carrinho de compras;
Promoções em redes sociais;
CRM (Fidelização de clientes);
Pesquisa de qualidade;
Personalização das casinhas com nome do cão e até mesmo foto;
Criação de blog para clientes adicionarem o diário do cão, o dia-a-dia do seu cãozinho.
Atividades Chave
Desenvolvimento do web site;
Desenvolvimento dos perfis noFacebook, Twitter e Instagram;
Abertura da loja;
Aquisição de Sistema de CRM (B.I);
Aquisição de sistema de controle de vendas e estoque (B.I);
Recursos Chave
Servidor de WEB;
Desenvolvedor de Web Site;
Desenvolvedor de Business Intelligence;
Rede de Parceiros
Clínicas veterinárias e Pet shops interessados em adquirir o produto para revenda e anunciar no Web site e nas redes sociais;
Fonte de Receitas
Venda de casas e camas na loja real;
Venda de casas e camas na loja virtual;
Venda para parceiros (Lucro menor, pois será para revenda);
Venda personalizada, com nome do cão, fotos, entre outros (Lucro maior);
Estrutura de Custos
Produção das casinhas e caminhas;
Operação do Web site;
Operação do B.I.;
Aluguel da loja real;
Custos fixos – Água, luz, telefone, internet, funcionários.
***Empresa fictícia. Qualquer semelhança é mera coincidência.


Interação da empresa com os clientes baseada na arquitetura de comunidade virtual:
Cadeia de Valor
HOUSEDOG
Produtor/Intermediário
Consumidor
Ideia do produto
Criação.
Envio de ideias para novos produtos
Envio de ideias para novos produtos
Produção
Fabricação.


Contribuição
Serviços de empacotamento, entrega e personalização.
Feedback sobre a qualidade dos produtos e serviços.
Feedback sobre a qualidade dos produtos e serviços.
Oferta
Venda on-line, na loja física ou através dos parceiros (Veterinários e Pet Shops).
Venda em suas lojas e clínicas.

Marketing
Lançamento do catálogo de produtos no site;
Publicação dos produtos nas redes sociais, além de promoções e eventos;
Envio dos novos produtos através do cadastro de clientes no CRM.
A cada novo catálogo, abertura de uma votação para eleger o melhor produto;
Distribuição a mais clientes, através das clínicas e Pet Shops.
Lançar a marca das clínicas e pet shops nos catálogos dos produtos;
Participação nas ações e eventos da empresa;
Participação das enquetes lançadas no web site e redes sociais sobre os produtos que mais agradaram os consumidores a cada lançamento.
Coordenação
Ideias de novos produtos, passados pelos clientes.
Oferta x Demanda
Transmitir a HOUSEDOG as preferências de seus clientes.

Aceite de Oferta
Gerência das compras feitas pela loja virtual, física e levantamento de dados sobre os produtos mais comprados;


Entrega
Despacho de mercadoria;
Mercadoria entregue no momento da compra (Loja física);
Mercadoria entregue em atacado para parceiros.
Feedback sobre o prazo de entrega e atendimento dos entregadores;
Feedback sobre a qualidade do serviço de entrega, do cumprimento do prazo, além do atendimento dos entregadores;

9 comentários:

  1. É possível realmente perceber nas postagens referentes ao trabalho, que se trata exatamente de uma representação de uma empresa 2.0. Os conceitos discutidos e as características pertencente a empresa criada, mostram que a tecnologia auxilia e agiliza a relação com os clientes e contribui para a atualização na mesma dentro do mercado.
    A estrutura fazendo uso de feedbacks e outros conceitos para informatizar as relções com os cliente e/ou parcerias é fundamental em uma empresa 2.0 e isso é reconhecido nas postagens acima.

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  2. As tecnologias utilizadas pela livraria 2.0 apresentada pelo grupo mostram-se eficientes na participação e envolvimento dos clientes. O uso de perfis em redes sociais, comunidades virtuais e blogs são essenciais para a empresa se estabelecer no mercado hoje em dia. Além desses, um bom software social que essa empresa poderia utilizar para se estabelecer no mercado de forma mais ampla e eficiente seria a criação de um aplicativo híbrido, para aumentar mais ainda a comunicação com os clientes e até mesmo aumentar as vendas.

    Analisando agora a empresa HOUSEDOG, podemos perceber que se trata de uma empresa 2.0. Uma empresa 2.0 é caracterizada pela participação e compartilhamento de conhecimento de forma colaborativa. Analisando o modelo de negócios do grupo podemos encontrar essas características. O relacionamento com o cliente permite “personalização das casinhas com nome do cão e até mesmo foto” e a “criação de blog para clientes adicionarem o diário do cão, o dia-a-dia do seu cãozinho”. Através principalmente do blog, percebe-se que há um compartilhamento livre de informação, promoção de experiências, habilidades, conhecimentos etc.

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  3. A utilização das tecnologias no caso da livraria 2.0 é eficiente e realmente se adequa ao conceito das empresas 2.0. A hierarquia flexível, na qual o comando e o controle formal já não são mais obrigatórios, o relacionamento com o cliente via redes sociais e blogs e o relacionamento aberto e amigável com fornecedores presentes na livraria caracterizam uma empresa 2.0, que tem tudo para deslanchar no mercado. Uma evolução que faria aumentar ainda mais as vendas seria a conexão com aplicativos móveis. Hoje em dia, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas nos celulares, tablets e afins, um aplicativo móvel de vendas é algo quase obrigatório quando se quer agradar ainda mais os clientes.

    Quanto ao modelo de negócios da empresa HOUSEDOG, ela realmente trata-se de uma empresa 2.0 dadas suas características. Assim como a livraria citada anteriormente, a HOUSEDOG tem uma grande participação na internet e um intenso relacionamento com o cliente, via redes sociais e blogs, tornando possível ele interagir com a empresa e sugerir novos produtos, por exemplo.

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  4. A descrição da livraria 2.0 reflete bem os conceitos de uma empresa 2.0 principalmente pelo fato de se utilizar fortemente a colaboração e interação entre empresa e cliente. A valorização do feedback do cliente, através da disponibilização de tecnologias voltadas para a sua interação como comunidades virtuais e as redes sociais permitem a construção de um relacionamento com o consumidor bem mais eficiente gerando assim maior satisfação do mesmo. A utilização de tecnologias como aplicações móveis poderia tornar esta interação ainda mais abrangente permitindo maior acesso aos recursos oferecidos pela livraria.

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  5. A empresa HouseDog é certamente uma empresa 2.0. É possível chegar a esta conclusão principalmente pelo uso de tecnologias para comunicação e relacionamento com clientes como perfis em redes sociais e os blogs para a participação do consumidor. Também é possível verificar que a empresa busca a opinião de clientes tanto para sujestões de novos produtos, como para o feedback para os produtos e serviços já existentes, através da participação dos mesmos por meio das páginas e perfis na web mantidos pela empresa.

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  6. A livraria em questão poderia criar perfis no Facebook e Twitter para interagir com seus clientes obtendo informações sobre gostos, reclamações, entre outros.
    Poderia também acrescentar no link de seus produtos uma opção para produtos relacionados ao escolhido pelo cliente para incentivar a vendas de outros produtos.
    Seria interessante também adicionar a opção de clientes poderem comentar sobre os produtos adquiridos.

    A empresa HouseDog possui as características de uma empresa 2.0. Esta visa bastante a opinião e gostos dos clientes conseguindo as informação através das redes sociais. Utiliza também as redes sociais para divulgação de novos produtos.

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  7. A livraria poderia usar um aplicativo de celular que fosse como um quizz. O aplicativo teria 5 perguntas por dia sobre livros da literatura clássica de uma certa regiao e sobre os best-sellers do momento. A cada pergunta respondida corretamente, o aplicativo sugere ao usuario um livro semelhante ao livro de onde originou a pergunta, pois afinal, significa que ele já foi lido. A cada resposta errada o aplicativo sugere a leitura do livro de onde originou a pergunta. Seria interessante que houvesse um ranking com as posições dos participantes, dos que mais acertam as perguntas e que mais leêm livros.

    A empresa HouseDog de fato é uma empresa 2.0 , pois uniu-se a web 2.0 para ganhar maior visibilidade de seus clientes, se interessando por suas opiniões e feedback, alem de usar esse mesmo feedback como publicidade. A possibilidade de maior interação entre os clientes e a loja, faz com que os clientes tenham um sentimento de pertencimento, aumentando o número de defensores de um marca. Ter a loja nas redes sociais e valorizando o cliente cria esse sentimento.

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  8. A web 2.0 é caracterizada pela inovação, novos paradigmas, tornando o usuário uma fonte maior de poder de acesso. Além disso, as informações são mais abundantes, e mais acessíveis, gerando uma nova forma de lidar com o cliente, e uma nova forma de concorrência.
    A partir disso, foi possível o surgimento das empresas 2.0, baseada principalmente na disseminação da informação, através de mecanismos de mídia, e pela Internet.
    Observando essas características, temos que a descrição da livraria 2.0 pelo grupo corresponde exatamente a isso.
    Uma das formas de observar isso, é a partir da venda online de aplicativos, utilização das redes sociais pelos clientes, entre outros.
    Além disso, a empresa pode utilizar de softwares para o controle de vendas, para pesquisa de livros e autores preferidos dos leitores, além de software de avaliação dos clientes para futuras melhorias.

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    1. O modelo HOUSEDOG criado pelo grupo foi bastante interessante, já que a a partir dele nós conseguimos ver realmente características de uma empresa 2.0.
      Na proposta de valor, já podemos ver que a empresa dispõe de possibilidade de personalização dos serviços/produtos. Podemos também ressaltar os canais de distribuição, já que a maioria deles é realizado pelo meio virtual, como por exemplo a loja virtual e perfis em redes sociais.
      Com relação com a Internet, temos também cadastro na rede virtual, pesquisas de qualidade, blogs.

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